Olhando para o ano de 2022, o setor da lata de alumínio para bebidas tem muito o que comemorar. A começar pelo alcance inédito de 100% no Índice de Reciclagem, que prova a maturidade do seu modelo de economia circular. A linha de crescimento das vendas continua positiva, bem como o consumo per capita – atualmente são 153 latas por ano -, e o faturamento e a geração de empregos também segue em níveis elevados.
Estes e muitos outros dados do setor, além de compromissos, metas e ações, estão compilados de forma totalmente transparente na edição 2023 do Relatório Consolidado de Práticas ESG do Setor da Lata de Alumínio para Bebidas da Abralatas, editado por NetZero.
Desta vez, além das fundadoras Ardagh Metal Packaging, Ball, Canpack e Crown Embalagens, outras associadas aderiram à essa jornada: Ecolab, PPG e Stolle Machinery. A chegada dessas empresas vem para reforçar o caráter abrangente e setorial desse projeto e comprova que a união promovida pela Abralatas fortalece a indústria da latinha, aqui, especialmente, em torno da agenda ESG.
O Relatório foi lançado no final de agosto, no Encontro da Lata, evento realizado exclusivamente para os associados da Abralatas e entidades parceiras. Entretanto, este ano, o material se estendeu para além das suas páginas. O conteúdo foi ampliado em três Talks: debates em vídeo que juntaram associados, clientes, fornecedores, parceiros e organizações do setor para falar de sustentabilidade.
“Agenda ESG: latinhas e bebidas, tudo a ver” é o tema de um dos Talks, que reuniu Caio Ramos, diretor de sustentabilidade da Ambev; Rodrigo Brito, head de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil; Estevão Braga, diretor de sustentabilidade da Ball; e Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas. Assista aqui:
O Talks “Reciclagem da latinha: além dos 100%” aborda o significado dessa conquista e fala sobre os desafios que devem vir pela frente. Marcelo Moraes, CEO de NetZero, foi o mediador desse papo com os especialistas Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas; Roberto Laureano, presidente da ANCAT; Telines Basílio “Carioca”, presidente da Conatrec; e Roberto Santos, diretor de suprimentos da Crown Embalagens. Clique para assistir:
Já “A diversidade na lata”, um Talks realizado por lideranças femininas do setor, joga luz sobre os desafios e as conquistas da agenda da diversidade na indústria. Elisângela Matos, diretora de sustentabilidade da Ardagh, faz a mediação da conversa com as especialistas Patrícia Araújo, gerente jurídica da Canpack; Maria Eliza, head de RH da Stolle Machinery; Lucyleine Parra, diretora de excelência operacional na Ecolab; Patrícia Pires, diretora de RH da PPG América Latina. Assista a esse papo:
Para acessar o conteúdo completo do Relatório, clique aqui.
Deixe um comentário