Com o avanço da estratégia de sustentabilidade da PPG Brasil, o propósito da companhia de proteger e embelezar o mundo ganha mais força. A empresa global, presente em mais de 70 países, caminha empenhada em cumprir uma agenda que atenda os três pilares do ESG dentro e fora das operações, impactando positivamente os funcionários, a comunidade, a economia e o meio ambiente.
Nesse sentido, a empresa destaca alguns de seus avanços, como o lançamento no Brasil do PPG Innovel® PRO. A aposta no produto reforça a proposta da companhia de vender soluções em pintura, que vão muito além da tinta.
“O PPG Innovel® PRO é um verniz com aplicação em spray para a parte interna da lata que atua como uma proteção para que o líquido não entre em contato com o metal. O diferencial é que ele é livre de Bisphenol A”, explica Mayra Wayss, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da PPG para a América do Sul.
A substância está associada a alegações de nocividade ao organismo, ainda sem conclusões definitivas pela comunidade científica, e também ao meio ambiente, no caso de descarte incorreto das embalagens.
A adoção do uso de produtos livres de Bisphenol A é uma tendência global, um caminho natural de migração para as embalagens e presente em mais de 220 bilhões de latas em diversos países. Os vernizes livres de BPA já são exigidos em algumas localidades na Europa e nos Estados Unidos.
“No Brasil não há uma legislação que proíba o uso, mas nós estamos à frente. Temos uma perspectiva muito clara de que essa migração irá ocorrer por aqui também. Por outro lado, sabemos que será um processo, pois a implementação do produto pede adaptação na linha dos clientes, mas muitos já têm isso no pipeline”, reforça Mayra.
Com a produção local do PPG Innovel® PRO na planta de Sumaré/SP, a PPG Brasil está pronta para atender as demandas futuras dos clientes de toda a América Latina, tornando as embalagens metálicas ainda mais sustentáveis.
E a empresa garante que a preocupação com os impactos das operações está na estratégia do negócio, em todas as áreas, e vem investindo em práticas que a levem a um futuro mais sustentável.
Nesse sentido, atualmente, 95% da energia adquirida pela PPG Brasil vem de fontes renováveis, mas a preocupação em chegar aos 100% é pauta da agenda. Em 2022, globalmente, a companhia reduziu em 6% a intensidade de emissões de Gases do Efeito Estufa em suas operações, bem como 17% nas emissões absolutas diretas de Escopo 1 e 2. Além disso, tem metas validadas pela Science Based Target Initiative para redução de 50% das emissões de Escopo 1 e 2 e de 30% nas emissões de Escopo 3 até 2030.
Em linha com essa jornada, no ano passado, a planta industrial em Sumaré iniciou um projeto de substituição da principal caldeira a óleo de baixo ponto de fluidez (BPF) por uma nova a gás, que proporciona energia mais limpa e eficiente. O resultado será uma redução estimada de 380 toneladas de CO2 equivalentes/ano, proporcionando um menor impacto ao meio ambiente e avanço significativo em direção aos objetivos de sustentabilidade da PPG.
Outra ação relevante foi o cumprimento da meta de Aterro Zero em todas as unidades da PPG Brasil para resíduos industriais.
“A Unidade de Sumaré, nossa maior fábrica, já está transformando, inclusive, o resíduo não reciclável em energia. Esse foi um projeto iniciado em 2021 e lançado em 2022 que trouxe inúmeros benefícios ambientais, dentre eles a geração de energia a partir desse resíduo e a diminuição na emissão de GEE por reduzir o transporte até o destino final”, aponta Mayra.
Já no âmbito social, destaque para o programa Colorful Communities®, que revitaliza as comunidades: só no Brasil, desde 2016, já foram realizados 18 projetos, totalizando 14.730,09 litros de tintas doadas e 10.928 horas de voluntariado, impactando diretamente 9.668 pessoas.
“O projeto une voluntariado com doação de produtos. Fazemos mutirões de pintura na comunidade, geralmente em locais indicados por funcionários ou no entorno das fábricas, em escolas, hospitais, abrigos e demais, organizações sem fins lucrativos”, conta Raquel Klemz, Líder de Comunicação e Responsabilidade Social da PPG para a América do Sul.
E, de forma geral, o projeto vai além das pinturas de paredes. “A partir das revitalizações, prezamos pela continuidade do relacionamento. Em escolas, por exemplo, o passo seguinte é a inclusão de projetos de educação”, comenta. Nesse sentido, desde 2013 há uma parceria com a ONG Junior Achievement, que promove projetos de inovação, empreendedorismo e educação financeira para jovens, pelos quais os funcionários vão até as salas de aula para serem professores por um dia.
No mesmo caminho, a PPG Brasil patrocina o projeto Minas em Tech, em parceria com a Casa Hacker, desde 2022. Anualmente, 20 meninas estudantes residentes no entorno de suas operações, em Sumaré, recebem formação tecnológica durante um ano. O objetivo é promover diversidade e representatividade das mulheres em carreiras de tecnologia e a inclusão digital da comunidade.
“O programa ajuda a despertar o interesse por carreiras em que há baixa representatividade de gênero, como STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática)”, diz Raquel.
No pilar governança, destaque para as atuações que levam a PPG a ser a única de tintas e revestimentos no Brasil a ser reconhecida com o selo Empresa Pró-Ética, da Controladoria Geral da União (CGU), e por duas vezes consecutivas. A companhia se destaca no combate à corrupção e se compromete com ética e integridade. O Selo foi instituído em 2010 para promover um ambiente de integridade e transparência entre as empresas de diversos segmentos que operam no país.
Em linha com o compromisso ético, a PPG segue com processos de fortalecimento do seu programa de integridade. Dentre as ações, em 2022, 35 mil funcionários, incluindo a liderança, foram treinados em tópicos de conformidade e mais de 5 mil receberam capacitação sobre viés inconsciente.
“Essas são algumas das nossas fortalezas, ações promovidas dentro dos três pilares ESG que reforçam os nossos compromissos nesta jornada e estão alinhadas com nosso propósito de proteger e embelezar o mundo”, conclui Raquel.
Para saber mais, acesse: http://brazil.ppg.com/Home.aspx
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