Categoria: Tendências
-
COP28 em Dubai: quais foram os principais avanços e desafios que ficaram para a agenda da transição energética global
É evidente que as entidades públicas enfrentam dificuldades em ações tangíveis. A iniciativa privada surge como protagonista, impulsionada por incentivos econômicos e pela capacidade ágil de implementação.
-
O desafio das mudanças climáticas no mundo corporativo: está na hora de repensar a forma de fazer negócios
Se olharmos para trás e observarmos o que aconteceu durante este ano, é possível encontrar diversos exemplos de crises e adversidades que, na verdade, representam oportunidades de grandes negócios.
-
O verão a favor da mobilidade: saiba o papel vital da energia solar na ascensão dos veículos elétricos no Brasil
Toda a frota elétrica vai precisar de infraestrutura de recarga. E esse é um negócio que gera grandes oportunidades para a cadeia solar: o carregador veicular pode ser oferecido junto com o sistema fotovoltaico.
-
Carta aberta a lideranças empresariais sobre as mudanças climáticas: “Somos todos responsáveis”
Estamos falando também sobre a nossa segurança alimentar, sobre o impacto dos desastres naturais na vida de mulheres e meninas, sobre a preservação dos direitos dos povos originários e das florestas.
-
O Brasil precisa de uma metodologia que traga medição precisa do estoque de carbono nas florestas e outros biomas
Somente desta forma teremos uma noção real do valor deste tão valioso ativo ambiental nas florestas e biomas preservados, impactando comunidades, biodiversidade e iniciativas de proteção ambiental em todo o planeta.
-
Quem paga a conta das catástrofes climáticas? O retrato da crise global que vivemos é a desigualdade
Líderes precisam compreender que não podemos tratar a agenda ESG focando apenas na frente ambiental. É necessário encarar o investimento na educação como um compromisso que deve ser assumido desde já.
-
Um motivo a mais para investir em ESG: a possibilidade de redução considerável de dívidas com o Fisco
O alinhamento positivo entre a administração fiscal e a pauta ESG é benéfico para todos, além do fato de a transação tributária ser um elemento de construção de relações cooperativas entre fisco e contribuintes.
-
Quando a Inteligência Artificial vai ser, de fato, inteligente para entender os conceitos de Diversidade e Inclusão?
Algoritmos que tentam imitar e se aproximar cada vez mais do comportamento humano trazem consigo vieses de uma sociedade que ainda exclui pessoas por suas características.
-
Empresas de energia renovável dependem de operações a céu aberto e enfrentam o desafio das mudanças climáticas
A energia limpa exige a exploração de recursos com comportamentos diversos como vento, água e sol. O clima interfere na disponibilidade de geração destas fontes e impactam o preço de referência da energia no mercado.
-
Estudo recente aponta: igualdade racial no mercado de trabalho só deverá acontecer daqui a 167 anos (ou mais)
Os números são inquietantes, mas também são um chamado à ação: a renda de 80% dos profissionais negros não ultrapassa dois salários mínimos e o empreendedorismo muitas vezes é um ato de sobrevivência.