Por Dentro do Relatório: a CPFL expõe e comenta os destaques da sua agenda ESG

No mercado há 110 anos, a CPFL Energia é uma das líderes em geração de energia renovável, atendendo a 10,3 milhões de clientes. A empresa tem a sustentabilidade como um dos principais direcionadores de sua atuação, considerando o tema na estratégia da administração, da inovação, do futuro e trabalhando fortemente para envolver os colaboradores e colaboradoras, fornecedores e as comunidades nessa agenda.

Nesse sentido, em 2022 a CPFL lançou o Plano ESG 2030, com diretrizes e estratégias mais abrangentes e ambiciosas frente aos desafios do setor elétrico brasileiro e global, reforçando que a pauta é transversal e uma responsabilidade compartilhada com toda companhia.

O Plano se desdobra em 23 compromissos, organizados em quatro pilares, que sustentam a maneira como conduzimos nossos negócios e executamos nossa estratégia: Soluções Renováveis e Inteligentes, Operações Sustentáveis, Valor Compartilhado com a Sociedade e Atuação Segura e Confiável. E ele foi lançado em grande estilo, na maior conferência climática no mundo, a COP 27, em 2022”, comenta a gerente de Sustentabilidade, Natália Tadokoro Ricci.

Reunindo toda a agenda ESG da companhia e as práticas que estão levando aos cumprimentos das metas, a CPFL divulgou em março seu Relatório de Sustentabilidade 2022. Confira a seguir os destaques:

PILAR AMBIENTAL

Atualmente, 96% do portfólio da CPFL em geração provém de fontes renováveis e a meta é chegar aos 100% em 2030. A estrutura de hidrelétricas, usina solar, usinas movidas a biomassa e parques eólicos contribuem para o perfil de baixas emissões de carbono e, a partir de 2025, a companhia deve ser carbono neutro. Enquanto isso, os esforços de mitigação devem continuar para atingir o compromisso de redução de 35% de suas emissões totais até 2030.

“Para além nas nossas atividades, queremos apoiar outras empresas na jornada de descarbonização, por isso, por meio da CPFL Soluções, oferecemos créditos de carbono, selos de energia renovável (I-RECs) e outras soluções integradas aos clientes”, aponta Natália.

E toda a preocupação da companhia se estende aos seus parceiros e fornecedores. “Olhamos para toda cadeia de valor. Em nosso pilar de Valor Compartilhado com a Sociedade temos o compromisso com compras sustentáveis e fornecedores que estejam alinhados aos nossos valores e às nossas políticas”, ressalta.

Em 2022 foi concluída a eletrificação de toda frota operacional de Indaiatuba (SP), contando com 16 eletropostos para recarga de bateria. Além das reduções nas emissões de carbono em cerca de 64 toneladas ao ano, a frota elétrica também traz benefícios como eliminação da poluição sonora, promovendo avanços importantes rumo a cidades mais inteligentes. O intuito é ampliar o projeto para outros municípios locais.

No quesito economia circular, uma das principais apostas da CPFL é o processo de reforma dos transformadores e reguladores oriundos do sistema de distribuição de energia. Ao final de 2022, chegou-se ao total de 11.565 transformadores reformados, o que traduz uma receita bruta de R$ 15,14 milhões e mais de 298 empregos diretos gerados. No que consta à destinação dos resíduos, foram 312,5 toneladas recicladas no período entre resíduos perigosos e não perigosos, como óleo vegetal e mineral, e fios de cobre.

Em relação à ecoeficiência das próprias instalações, destaque para a iniciativa em Venâncio Aires, a nova Estação Avançada (EA) no Rio Grande do Sul, inaugurada em abril de 2022. A EA, que recebeu investimento de R$ 3 milhões, concentra atividades operacionais da empresa, contando com tecnologias inovadoras e foco em sustentabilidade: sistema Lean Construction, do tipo Concreto-PVC, implantação de cisterna para reuso da água da chuva, placas fotovoltaicas para microgeração de energia elétrica e instalação de dois eletropostos, além da preservação de árvores nativas em seu interior.

PILAR SOCIAL

O projeto Nosso Jeito de Ser foi revisitado e reavaliado em 2022 para garantir o alinhamento com os avanços do grupo, como o Plano ESG 2030 o CPFL +Diversa, programa de diversidade da companhia. Para tanto, foram ouvidas 150 pessoas durante todo o processo.

Apesar deste ser visto como um setor mais masculino, a companhia entende a importância de conquistar a equidade de gênero e traça estratégias para aumentar o percentual de mulheres em seus times. Dessa forma, a empresa se compromete com um acompanhamento constante de indicadores de retenção/entrada de mulheres para profundo entendimento sobre as razões que facilitam ou prejudicam a jornada da mulher na CPFL. Na prática, oferece programas de mentorias específicos para jovens líderes e analistas sênior femininas, as escolas de eletricistas mistas e 100% femininas e o Programa Cuidar, para quem vivencia a maternidade.

Como resultado, a CPFL sentiu um crescimento de 41,6% no quadro de colaboradoras das distribuidoras de 2020 até 2022.

“Acreditamos no valor da diversidade e da equidade, trabalhamos para criar uma cultura inclusiva e aumentar a representatividade da sociedade dentro de nossos times. Esta é uma jornada constante”, afirma Natália.

Em relação à capacitação, foram realizadas 41 Escolas de Eletricistas em 30 cidades, com investimento de R$ 7,6 milhões. Dos 500 participantes, 87% foram contratados pelas empresas do Grupo CPFL.

Com as ações de Diversidade e Inclusão, no ano passado foi atingido um total de 134,61% das metas de remuneração variável de toda a liderança, que estabeleciam o aumento da representatividade de Mulheres na liderança e Mulheres, Pessoas com Deficiência e Pessoas Negras no quadro geral.

A segurança física de todos os colaboradores e colaboradoras, terceirizados, fornecedores, clientes e comunidade é um valor inegociável para a CPFL. Em 2022, não houve registro de nenhum acidente fatal no quadro próprio e nenhum acidente de trabalho com consequências graves. E foram oferecidas 231.388 mil horas de treinamento para colaboradores com foco em saúde e segurança.

Este foi o ano com maior investimento no tema, com foco para as estruturas das barragens de usinas de geração e, em distribuição, para a reforma de equipamentos, automatização e segurança das redes, instalação de religadores automáticos e chaves telecomandadas.

100% dos funcionários administrativos do Grupo CPFL e os operacionais das distribuidoras e UHEs (Usinas Hidrelétricas) são cobertos pelo Sistema de Gestão de Saúde e Segurança (SGSS), totalizando uma cobertura de 26.610 pessoas. No quesito segurança de barragens, destaque para o Plano de Ação de Emergência (PAE).

Para além dos muros da empresa, destaque para os projetos sociais: 719 mil pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas do Instituto CPFL, a partir de um investimento de R$ 34,06 milhões; mais de 40 mil jovens impactados pelo trabalho com diversas instituições em 42 cidades.

Por meio do Programa CPFL e RGE nos Hospitais, 167 hospitais foram beneficiados no ano pelo investimento de mais de R$ 48,2 milhões. Desde o início do programa, em 2019, já investimos mais de R$ 203 milhões com 367 obras concluídas em municípios da nossa área de concessão.

Vale destacar ainda a alta adesão ao programa de tarifa social da CPFL: total de 727,6 mil clientes das distribuidoras. “Com a aprovação da ANEEL para inclusão automática de beneficiários, o enquadramento passou a ser feito por meio do cruzamento de dados dos sistemas do Ministério da Cidadania e das distribuidoras”, reforça Natália.

PILAR GOVERNANÇA

A CPFL possui uma sólida estrutura de governança, que está alinhada às melhores práticas corporativas do mercado envolvendo a ética, a sustentabilidade, a transparência e a visão de crescimento. A empresa visa um ambiente de interação contínua entre acionistas, Conselho de Administração (CA), Comitês e Comissões de Assessoramento ao CA, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

“É importante ressaltar que todos os nossos órgãos de governança corporativa buscam resultados sustentáveis no médio e longo prazo e promovem uma cultura centrada em nossa Missão, Visão e Valores”, diz Natália.

Os princípios são aplicados no dia a dia por meio do Código de Conduta Ética, revisado periodicamente pelo Conselho de Administração, bem como pelas políticas internas da Empresa, a exemplo da Política Anticorrupção.

Nesse sentido, a CPFL conta com o Programa de Integridade, que formaliza o compromisso em conduzir os negócios de forma ética, transparente, e pautada nos mais altos parâmetros de compliance. O Programa está sujeito às Normas Anticorrupção e Antissuborno.

Assim como nos demais anos, em 2022 não foram identificados ou relatados casos de corrupção envolvendo o Grupo CPFL, que dispõe de Canal de Ética gerido por uma empresa externa independente contratada para recebimento de registros éticos, assegurando a integridade, confidencialidade das informações e anonimato. Neste ano, 91% dos colaboradores e colaboradoras da CPFL Energia receberam treinamentos anticorrupção.

Em novembro do ano passado, a CPFL Energia foi certificada pela ISO 37001:2017, que atesta que a companhia está em linha com a adoção de boas práticas em relação à prevenção de suborno e corrupção, conforme padrão internacionalmente reconhecido, promovendo a melhoria contínua do Programa de Integridade.

Uma frente muito importante para a CPFL é a gestão de riscos. Por isso, há um Comitê específico para este tema. O Comitê de Finanças e Gestão de Riscos analisa e monitora assuntos relacionados à performance econômico-financeira do Grupo CPFL, recomendando medidas de proteção para eventuais riscos financeiros.

“Além do olhar financeiro, também fazemos a gestão de riscos de outras frentes, como os riscos climáticos, cuja metodologia estamos desenvolvendo em um grupo de trabalho multidisciplinar”, diz Natália.

CPFL em números no Relatório de Sustentabilidade 2022:

  • R$ 39,4 bilhões de receita líquida e R$ 5,2 bilhões de lucro líquido na CPFL Energia, incluindo CPFL Transmissão
  • 96% do portfólio provém de fontes renováveis
  • 4.411 MW de capacidade instalada em operação
  • Investimentos de R$ 5,8 bilhões (aumento de 45,1% em relação a 2021)
  • 11 projetos que geram créditos de carbono para compensar emissões de gases de efeito estufa, cujo potencial de compensação chegou a uma média de 2,4 milhões de toneladas de carbono (tCO2e) ao ano
  • Desde 2011, a CPFL Energia possui Selo Ouro por seu Inventário de GEE, junto ao GHG Protocol, devido às boas práticas do reporte e gestão no tema de emissões, além de fazer parte da carteira do ICO2 B3 desde 2021
  • Mais de 826 mil horas de treinamentos e capacitações aos seus colaboradores e colaboradoras
  • Apoio a diversas instituições sociais em 42 cidades, beneficiando mais de 40 mil jovens
  • 719 mil pessoas beneficiadas pelas iniciativas do Instituto CPFL em 2022, a partir de um investimento de R$ 34,06 milhões
  • Mais de R$ 48,2 milhões de investimentos 167 hospitais beneficiados
  • 727,6 mil clientes das distribuidoras incluídos no programa da tarifa social

Clique aqui para acessar o relatório completo.