Em 2014, os irmãos Erik Manfrim e Mário Manfrim, sócios da Special Dog Company, tiveram uma grande ideia: criar um polo artístico e cultural, reunindo pessoas talentosas para produzirem todas as formas de arte em grupo.
Assim começou essa linda história de fomento cultural que desde então vem transformando o relacionamento da fábrica de pet food com a comunidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP).
O Centro Cultural Special Dog nasceu como uma organização sem fins lucrativos que integra cultura e aprendizado. O projeto funciona em um imóvel do século 19, restaurado pelos fundadores para desenvolver arte e proporcionar cultura a seus frequentadores e apresentações públicas para a cidade.
A sede do Centro Cultural foi reformada mantendo os traços originais do prédio – tanto nos ambientes internos como na fachada – e ainda incluindo itens de conforto, modernidade e exigências de acessibilidade. Hoje é um lindo cartão postar da localidade.
Com seus inúmeros movimentos, o espaço promove cultura, integração e aprendizado aos colaboradores, seus familiares e a comunidade, por meio de aulas de canto, coral cênico, instrumentos musicais, culinária, corte e costura, artesanato, arte circense, dança, bazares beneficentes e workshops artísticos.
Feliz com as realizações, a gerente do Centro Cultural Special Dog, Juliana Manfrim, comenta sobre a trajetória do projeto:
“O Centro Cultural Special Dog já está em seu oitavo ano de atividades, rumo a completar a primeira década. Hoje atendemos 500 alunos por semana, matriculados regularmente.”
Juliana comenta que o propósito inicial do Centro Cultural era atender colaboradores da Special Dog e seus familiares, mas que, logo no início das atividades, o foco se ampliou para atender toda a comunidade de Santa Cruz do Rio Pardo.
“Como estamos localizados no centro da cidade, num prédio histórico restaurado, chamamos muita atenção. E recebemos todos que têm interesse em nos conhecer, que passam em frente e ficam curiosos pelo que oferecemos. Hoje, 60% do público atendido pelo Centro Cultural não tem vínculo com a empresa.”
Atividades oferecidas
Como atividade regular, o Centro Cultural Special Dog promove as seguintes oficinas:
Arte circular
O projeto promove o desenvolvimento do empreendedorismo feminino por meio de cursos para a produção contínua de peças artesanais a partir de resíduos oriundos da indústria. O curso atende 22 pessoas, residentes em Santa Cruz do Rio Pardo e região.
A Special Dog Company fornece resíduos que seriam descartados (uniformes, recipientes, mochilas e embalagens) para serem transformados em peças do universo pet, como bolsas, cabanas, roupas, brinquedos etc. Desde 2019, já foram produzidas mais de 700 peças.
Os produtos são vendidos pelas artesãs e o lucro é distribuído entre ela, com parte da renda sendo direcionada para entidades assistenciais da cidade.
Ballet e Jazz
As aulas de ballet e Jazz acontecem no Grêmio Special Dog de forma gratuita e são destinadas a todas crianças e jovens a partir de 3 anos. O ensino prático da dança artística trabalha o desenvolvimento corporal, a criatividade, técnicas de alongamento e coreografias.
Costura e moda
Desde 2014, o Centro Cultural Special Dog oferece à comunidade um programa para desenvolver habilidades em corte, costura e artesanato, além de despertar os aprendizes para o voluntariado, o convívio social e cultural. As turmas atendem 60 alunas e alunos desde iniciantes até pessoas com conhecimento avançado em modelagem e costura.
Como resultado do engajamento, surgiu o projeto “Mãos que Cuidam”, que envolve os participantes em ações de voluntariado, produzindo peças de vestuário para atender necessidades da comunidade regional.
Culinária
Os cursos são ministrados mensalmente e as aulas ocorrem na cozinha do Centro Cultural. As vagas são abertas primeiramente aos colaboradores da Special Dog Company e seus dependentes – as que não são preenchidas são disponibilizadas para a comunidade local. Os cursos são gratuitos e todos os utensílios e alimentos necessários são disponibilizados pelo Centro Cultural Special Dog.
Orquestra
A Orquestra do Centro Cultural Special Dog estreou em junho de 2017, sob a condução do regente Eduardo Augusto. Com um lindo repertório já estreando, a orquestra leva ao público uma bela experiência musical, apresentando músicas clássicas e populares, nacionais e internacionais, de uma forma bem interessante e didática.
Atualmente, o grupo tem mais de 30 integrantes que já apresentaram concertos em importantes palcos da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, de Tatuí (polo de formação musical) e de outras cidades do interior paulista e de outros estados.
Musicais e eventos
OS SALTIMBANCOS
Espetáculo musical apresentado ao vivo, direcionado ao público infantil, que conta a história das aventuras de quatro animais que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. A interpretação tem a participação de alunos dos corais infantojuvenis, artes circenses e orquestra do Centro Cultural Special Dog.
MENINO GIGANTE
“As canções levam de forma lúdica e poética a mensagem de respeito e harmonia com a natureza, abordando o tema da paz nas relações interpessoais e na relação do ser humano com o meio ambiente”, conta o compositor Cezar Elbert sobre o musical Menino Gigante.
Os textos são de Raul Bopp, adp por Reynaldo Puebla e Ana Abe.
O musical tem duração de aproximadamente 60 minutos e é interpretado por crianças e adolescentes dos corais Premium e Plus.
Nesse espetáculo, cantam o Brasil, sua biodiversidade e a necessidade de preservar a natureza.
CHEGA DE SAUDADE, O NOSSO MUSICAL
“Chega de Saudade, O Nosso Musical”, conta com um repertório variado, que abraça a diversidade rítmica e sonora da MPB. A combinação entre atitude cênica/corporal e a música é um dos diferenciais do coro, juntando vários elementos da arte: teatro, dança e expressão corporal.
Esse espetáculo é apresentado pelos corais Prime (Jovem) e Gold (Adulto).
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Alice o Espetáculo, releitura do famoso clássico Alice no País das Maravilhas de Lewis Caroll, adaptado e dirigido por Fernando Milani, descreve a história de uma menina dócil e gentil, ávida em desvendar a realidade mergulha no mundo subterrâneo do seu inconsciente, a partir daí o mundo fantástico se revela para ela, com seus medos e anseios mais secretos, será que caiu num sono profundo? Ou está sonhando acordada? Será que conseguirá enfrentar seus confrontos internos para descobrir o real significado das coisas?
O espetáculo conta com a participação de atores profissionais, alunos das aulas de artes circenses, balé, jazz e percussão.
OUTRAS TERRAS NOSSOS SONS
O musical “Outras Terras, Nossos Sons” teve estreia em outubro de 2019 em Santa Cruz do Rio Pardo. As apresentações musicais contam com a participação de aproximadamente 90 alunos de canto coral adulto, juvenil 3, percussão e artes circenses do Centro Cultural Special Dog.
A temática central deste espetáculo, são os ritmos e melodias africanas na cultura musical das Américas, principalmente no Brasil, demonstrando a importância da expressão mais profunda da dor e da busca pela liberdade dos negros escravizados, que interpretavam letras religiosas, misturando dialetos africanos com o inglês, através de diversas melodias e ritmos entoados até hoje em ocasiões religiosas.
GRITO DE CARNAVAL
No mês de fevereiro o Centro Cultural realiza o Grito de Carnaval com participação de alunos dos corais infanto-juvenil, coral adulto, percussão, professores e músicos convidados. A programação inicia-se com a matinê e em seguida são entoadas canções num repertório cheio de sambas antigos e marchinhas, com toda a animação que o Grito de Carnaval traz. Temos premiação de melhor fantasia nas categorias mirim, infantil e adulto e dos blocos mais animados.
ROCK IN CONCERT
Um dos espetáculos mais prestigiados do Centro Cultural é o “Rock In Concert”. Um espetáculo produzido por professores de canto coral e metais, envolvendo alunos que fazem a interpretação musical, com o tema central o Rock.
No palco, coral adulto e a Banda Extreme Special Band dão novas roupagens às canções atemporais do Queen, Elton John, Beatles e até Raul Seixas entre outras. A entrada do espetáculo é aberta ao público e são arrecadados litros de leite que são doados a instituições assistenciais da cidade.
FESTA DAS NAÇÕES
Evento reúne apresentações musicais com repertório temático de diversos países, além da praça de alimentação com receitas de várias regiões do mundo. Toda renda é revertida para entidades assistenciais de Santa Cruz do Rio Pardo.
NATAL MÁGICO
O Natal Mágico envolve espetáculos com repertórios natalinos durante os meses de novembro e dezembro. As atrações se iniciam com os alunos de percussão, artes circenses e metais com a Parada de Natal na região central da cidade.
Na sequência, os alunos se apresentam levando o repertório do espetáculo na cidade e região. A Cantata de Natal encerra as apresentações utilizando a fachada do prédio do Centro Cultural como cenário. Participam alunos de canto dos corais do Centro Cultural.
Curta Metragem
“O BEM SEMPRE RETORNA”
Uma produção do Centro Cultural Special Dog lançado em 2021, “O bem sempre retorna” é um filme sobre a aventura de três crianças que acabam despertando o espírito natalino de uma pequena cidade, ao criar uma ingênua surpresa para alegrar o velho pipoqueiro da escola, sem trabalho por causa da pandemia.
O que ninguém esperava é que, quando os corações se unem, a magia do Natal acontece, transformando a ação infantil em um milagre que vai mudar a vida de todos os personagens. Afinal, o bem é como um passarinho que sempre volta para o seu ninho.
Legado e trabalho em equipe
Juliana comenta que todas essas atividades envolvem aprendizado coletivo, desenvolvendo habilidades sociais necessárias e desejáveis até para melhores colocações no mercado de trabalho.
Além disso, a gerente menciona o alcance e o impacto social que todo esse trabalho artístico e cultural criado em conjunto pode ter, alcançando pessoas muito além dos limites regionais. Para exemplificar, cita a gravação de um filme de Natal planejado para o fim de 2022.
“No fim do ano, a mensagem de bondade e de união do filme será cantada em nosso repertório natalino, além de levada a inúmeros lares, através das exibições pela internet. Esses valores positivos vão para dentro das casas por meio das crianças coristas e também alcançam outras regiões por meio das transmissões online“, enfatiza.
“Nosso impacto social é fruto de um trabalho diário em equipe, que valoriza as pessoas e os laços que as une. A cultura tem o poder de eternizar isso.”
Deixe um comentário