Autor: Renato Essenfelder
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Instituto Iguá vai investir em startups para ajudar a tirar o Brasil de “cenário medieval” no saneamento básico
Aprovação do novo marco legal para o setor deve estimular a inovação, diz diretora presidente do Instituto Iguá, embora o cenário continue desafiador em especial para cidades pequenas e áreas rurais.
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Por que a maior fabricante de latas de alumínio do país criará laboratório de economia circular em um paraíso brasileiro
Iniciativa da Ball Corporation e parceiros visa não apenas recolher e reciclar envases, mas também investir em energia limpa, bibliotecas e pesquisas sobre mudanças climáticas em Fernando de Noronha (PE).
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Fernando Careli: “Na Ferrero, não existe a possibilidade de decisão ser tomada sem que o time de sustentabilidade esteja envolvido”
Diretor de Assuntos Corporativos da Ferrero para a América do Sul observa que mudanças climáticas afetarão todo o planeta e que o papel da área ESG é ser pragmática na construção de um futuro melhor.
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Combate ao desperdício de alimentos e à fome é nossa prioridade no Brasil, diz gerente de responsabilidade corporativa da Sodexo
Para Mônica Lopez Soto, há uma geração exigindo mudanças, e essa cobrança chega às empresas por todos os lados: “Ninguém mais quer trabalhar em um lugar que não tenha responsabilidade corporativa.”
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Empresas devem pensar como usar espaços de poder para contribuir para mundo melhor, diz líder da Ben & Jerry’s no Brasil
Para Rodrigo Santini, head da marca de sorvetes conhecida por seu ativismo social e ambiental, “ficar em cima do muro” é a pior opção para as empresas diante de retrocessos em questões de direitos humanos.
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Agro brasileiro entra na era ESG: “Acabou o período de expansão por áreas nativas”, avalia Álvaro Dilli, diretor da SLC
Nos principais mercados de atuação da empresa, soja e algodão, a agricultura sustentável “certificada e rastreável” não é mais uma questão de nicho. Quem estiver fora desses parâmetros estará fora do jogo.
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Vejo futuro de mais sinergia entre empresas, de valores compartilhados, mesmo que sejam concorrentes, diz Carlos Pignatari, da Ambev
Ações daqui em diante devem ser mais genuínas, com as empresas buscando colaborar com o ambiente e a sociedade em áreas significativas para elas, avalia o responsável pela área de Impacto Social da companhia.
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“Estamos vivendo uma revolução na forma de fazer negócios”, diz Rodolfo Sirol, diretor de Sustentabilidade da CPFL
Para Rodolfo Sirol, que também preside o conselho da Rede Brasil do Pacto Global, a era das decisões de negócio lineares e hipercentralizadas acabou, e o futuro é ao mesmo tempo mais complexo e mais esperançoso.
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Depois do hype, ESG se tornará mais objetivo nos próximos anos, diz Rodrigo Brito, gerente de Sustentabilidade da Coca-Cola
Em entrevista a NetZero, executivo avalia que, assim como há indicadores, mensuração e objetividade em vendas, haverá também em sustentabilidade. “Em todas as dimensões de ESG já conseguimos ter indicadores mensuráveis.”
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“É preciso dosar o ativismo”: com 20 anos de experiência em sustentabilidade, Tomás Carmona ensina a equilibrar ESG e negócio
“No início, nossa luta era para não sermos vistos como abraçadores de árvore”, diz o superintendente de Sustentabilidade, que se prepara para lançar o Instituto SulAmerica, com foco em saúde emocional.