Categoria: COP27
-
Ricardo Voltolini: A COP 27 e a inevitável sensação do ‘fica para depois’
Acordos rascunhados em quartos de hotel, negociados de madrugada, chegaram ao que era possível. Menos do que o esperado, frise-se, a considerar a urgência por compromissos firmes que reduzam emissões de carbono.
-
“Um recado deixado pela COP 27: biodiversidade é valor, não problema”, relata Denise Hills, da Natura
A diretora global de sustentabilidade da Natura analisa as discussões da COP 27: quais foram os pontos de tensão e, enfim, o que todo mundo quer saber: será que desta vez as implementações sairão do papel?
-
“Pela primeira vez na história, empresas pressionam Estado por regulação”, diz Carlos Almiro, da BRK
Direto da COP 27, o head de Sustentabilidade e Gestão de Riscos da empresa fala sobre a necessidade de uma legislação sobre o mercado de carbono e o protagonismo do setor na maior conferência climática do planeta.
-
Discurso de Lula na COP 27 revela desejo do país de liderar corrida pela descarbonização
Entre as melhores passagens da fala do presidente eleito estão as que associam os efeitos das mudanças climáticas sobre as populações mais pobres do planeta e apontam o propósito do Brasil de ser um agente de soluções.
-
O que são NDCs?
A “contribuições nacionalmente determinadas” (NDC na sigla em inglês) são os compromissos climáticos assumidos pelos países que assinam o Acordo de Paris.
-
Brazilian Industry Day: em dia dedicado às indústrias brasileiras, destaque foi para fontes de energia renovável
Promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), evento levou 19 palestrantes para discutir hidrogênio verde; economia de baixo carbono; bioeconomia e florestas; neutralidade climática; e transição energética.
-
ONU alerta: construção civil atinge recorde de emissões e não deverá cumprir metas de descarbonização
Empresas do setor devem ficar atentas e tomar medidas recomendadas pelas Nações Unidas. Entre elas estão investimento em capacitação e cadeias de suprimentos que incentivem projetos com eficiência energética.
-
Suzano, Itaú, Vale, Marfrig, Santander e Rabobank se unem e anunciam nova empresa de preservação florestal
A Biomas, que propõe um modelo de negócio baseado em comercialização de créditos de carbono, foi apresentada oficialmente durante a COP 27, e terá investimento inicial de R$ 20 milhões de cada empresa.
-
Desconfortos da COP: desigualdade climática, ceticismo em alta, escassez de senso de urgência e empatia
Países do G20 são responsáveis diretos por 80% das emissões. Os números dão a medida da injustiça climática – uma solução seria reconhecer responsabilidades e agir agora. Para isso, no entanto, é preciso empatia.
-
Análise sobre a COP 27: injustiça climática, retórica diplomática, showroom egípcio, e o efeito Marina-Lula
Fora das plenárias e dos painéis, a conferência do Egito lembra uma feira de negócios: repleta de estandes suntuosos, países tentam vender suas potenciais contribuições para um mundo com menos carbono.